Aqui você irá encontrar matérias interessantes relacionadas a animais domésticos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Traqueobronquite infecciosa canina ou tosse dos canis



Traqueobronquite infecciosa canina é uma enfermidade altamente contagiosa que afeta diretamente o sistema respiratório dos animais produzindo crises de tosse curta e repetida que pode durar de vários dias a algumas semanas. Nos casos mais graves o animal pode desenvolver um quadro de pneumonia e vir a óbito.

É causada por um complexo de agentes sendo os mais comuns os vírus Adenovírus Tipo 2 e Parainfluenza (não transmissível ao homem) e a bactéria Bordetella Bronchiseptica (transmissível ao homem).

A transmissão se dá por aerossóis, tornando-se frequente em locais onde se abrigam grande quantidades de cães (exposições, hotéis para animais, hospitais veterinários, abrigos, canis, etc.) e por fômites (gaiolas, comedouros, bebedouros, funcionários, etc.)

As infecções causadas por vírus, geralmente são mais brandas e se caracterizam por tosse seca e repetida, de início agudo e pode vir acompanhada por movimentos de esforço de vômito que podem ser confundidos pelo proprietário como engasgo. Geralmente, nessa forma leve o animal permanece alerta, se alimentando e sem sinais de febre, onde o curso clínico varia de 7 a 14 dias.

Nas infecções causadas pela bactéria Bordotella Bronchiseptica, a forma é mais severa e os animais apresentam ânsia de vômito, falta de apetite, apatia, perda de peso e o quadro pode evoluir para uma broncopneumonia levando o animal a risco de vida.

O controle dessa doença é muito importante para a saúde dos animais, proprietários e veterinários e a melhor maneira de prevenir é através da vacinação. A imunização dos filhotes é feita a partir dos 2 meses de idade. Essa vacina é aplicada em duas doses com intervalo de 15 dias. Depois é necessário apenas um reforço por ano.

No mercado existem pelo menos três boas vacinas. Uma é a Pneumodog, do laboratório Merial, a segunda é a BronchiGuard, do laboratório Pfizer e a última é a Bronchi-Shield, do laboratório Fort Dodge. As duas primeiras são aplicadas com seringa, enquanto a terceira é intra-oral e pode ser aplicada pelo nariz do cão o que não causa algum tipo de dor.

Procure o veterinário e vacine seu cão. Quem ama vacina.

Att

Priscila Silveira
Canil Sophie Ami - Yorkshire Terrier
Fortaleza/CE

Nenhum comentário: